
14.03.2020 – Essa semana foi anunciado que o conglomerado inglês, do setor de energia, John Wood Group estaria em vias de fechar um acordo com autoridades de 3 países: EUA, Escócia e Brasil.
O acordo deve alcançar a cifra de US$ 46 milhões de dólares norte-americanos, com autoridades dos 3 países acima e decorre de informações veiculadas na mídia, em 2016, a respeito de que a empresa Unaoil, sediada em Mônaco, teria pago suborno para obter negócios em nome de vários outros clientes, no setor de energia. O Departamento de Justiça norte-americano (US DOJ) e a Comissão de Valores Mobiliários norte-americana (SEC), iniciaram investigações paralelas a partir do início de 2017, quando começaram a solicitar informações da empresa de engenharia Amec Foster Wheeler PLC. Essa empresa acabou sendo comprada pelo John Wood Group no final daquele ano.
O John Wood Group acabou conduzindo uma investigação interna sobre suas relações com a Unaoil, relatando os resultados às autoridades. A Unaoil, entretanto, se recusou a comentar e não é a toa que, em 2019, 3 dos seus principais executivos se declararam culpados de conspirar para violar a FCPA (Lei de Práticas de Corrupção no Estrangeiro) norte-americana.
Além desse acordo, um acordo ainda mais robusto está sendo discutido com autoridades inglesas do SFO – Serious Fraud Office, cuja cifra as partes ainda não são capazes de estimar.
Do lado do Brasil, ainda não há informações públicas a respeito do fato.
Post Disclaimer
A informação contida nesse site pode ser copiada ou reproduzida, sem necessidade de consentimento prévio do autor. Quando possível, o autor solicita a colaboração em citar a fonte dos dados.
Você precisa fazer log in para comentar.