
10.11.2020 – O Goldman Sachs Group, Inc. é um grupo financeiro multinacional, sediado no bairro financeiro de Nova Iorque. O Goldman Sachs foi fundado em 1869 por Marcus Goldman, um empresário alemão-americano, que mais tarde viria a se associar ao seu genro, Samuel Sachs. É um dos principais bancos globais de investimento e gestão de valores mobiliários.
Seus negócios são direcionados principalmente a clientes institucionais e atua como consultor de governos, grandes empresas e algumas das famílias mais ricas do mundo. Também oferece consultoria sobre fusões e aquisições de empresas, serviços de subscrição financeira e outros produtos financeiros, sendo ainda um revendedor primário de títulos do Tesouro dos Estados Unidos.
Entretanto, o Goldman Sachs Group Inc. (Goldman Sachs ou a Empresa) e sua subsidiária na Malásia, Goldman Sachs (Malásia) Sdn. Bhd. (GS Malaysia), admitiram conspirar para violar a Lei de Práticas de Corrupção no Estrangeiro (FCPA), em relação a um esquema para pagar subornos a funcionários públicos da Malásia e de Abu Dhabi, entre 2009 e 2014, para obter negócios lucrativos para a Goldman Sachs , incluindo sua participação na subscrição de aproximadamente USD $ 6,5 bilhões em três negócios de títulos para o 1Malaysia Development Bhd. (1MDB), pelos quais o banco ganhou centenas de milhões em taxas. O Goldman Sachs deverá pagar mais de USD $ 2,9 bilhões como parte de uma resolução coordenada com autoridades criminais e civis nos Estados Unidos, Reino Unido, Cingapura e outros lugares, segundo informado pelo Departamento de Justiça norte-americano.
Durante um período de cinco anos, o Goldman Sachs participou de um amplo esquema de corrupção internacional, e para efetuar o esquema, Leissner, Ng, e outros conspiraram com Low Taek Jho, também conhecido como Jho Low, para se valer de mais de USD $ 1,6 bilhão em subornos a vários altos funcionários públicos em vários países para que a empresa pudesse colher centenas de milhões de dólares em taxas, tudo em detrimento do povo da Malásia e da reputação das instituições financeiras americanas que operam no exterior ”, disse o procurador em exercício Seth D. DuCharme, do Distrito Leste de Nova York.
Segundo o jornal The New York Times, mais de USD $ 2,7 bilhões arrecadados para o fundo em ofertas de títulos organizadas pelo Goldman Sachs financiaram estilos de vida luxuosos para poderosos cidadãos da Malásia, incluindo amigos e familiares de Najib Razak, ex-primeiro ministro da Malásia à época. O dinheiro financiou a compra de pinturas de van Gogh e Monet, um mega iate ancorado em Bali, um piano de cauda feito de acrílico transparente que foi dado a uma supermodelo como um presente, e um resgate do rei em joias. Tais recursos também financiaram um hotel boutique em Beverly Hills, uma parte do portfólio de publicação de músicas da EMI e até mesmo o filme de Hollywood “O Lobo de Wall Street”.
Na Malásia, Najib foi deposto como primeiro-ministro e acusado de corrupção. Ele foi condenado em julho passado e sentenciado a até 12 anos de prisão e multado em quase USD $ 50 milhões, mas a sentença foi suspensa por um recurso.
Os promotores da Malásia também apresentaram acusações criminais contra o Goldman Sachs e mais de uma dezena de executivos. Em julho, o Goldman Sachs concordou em pagar USD $ 2,5 bilhões para resolver essa investigação. O Goldman Sachs também comprometeu-se a cobrir qualquer déficit com a venda de USD $ 1,4 bilhão em ativos apreendidos por promotores nos Estados Unidos e na Malásia.
Um acordo de confissão do próprio banco poderia ter causado complicações para alguns de seus negócios, mas esse resultado não foi seriamente considerado por meses. As ramificações da confissão de culpa de uma subsidiária são menos graves: no passado, a Securities and Exchange Commission emitiu renúncias permitindo que bancos em situações semelhantes operassem normalmente.
O Goldman Sachs há muito tempo culpa os funcionários desonestos, incluindo Leissner, um ex-sócio importante na Ásia que o banco disse ter agido sem aprovação. Ele se declarou culpado em 2018, dizendo que ele e outros no Goldman Sachs conspiraram para contornar os controles internos do banco.
Como parte de seu argumento, o Sr. Leissner concordou em perder até USD $ 43,7 milhões e cooperou com a investigação. Outro ex-banqueiro do Goldman Sachs, Roger Ng, se declarou inocente e deve ir a julgamento no próximo ano.
Post Disclaimer
A informação contida nesse site pode ser copiada ou reproduzida, sem necessidade de consentimento prévio do autor. Quando possível, o autor solicita a colaboração em citar a fonte dos dados.
Você precisa fazer log in para comentar.