13.07.2020 – A Agência Anticorrupção Britânica – Serious Fraud Office – SFO, conseguiu importante vitória junto a um júri no Tribunal da Coroa de Southwark, ao serem declarados culpados por conspirar para favorecer a corrupção no Iraque, Ziad Akle e Stephen Whiteley.

Segundo o jornal the Washington Post, Ziad Akle, ex-gerente de território do Iraque para a empresa de serviços de petróleo com sede em Mônaco, foi considerado culpado de duas acusações de conspiração por atos de corrupção, enquanto Stephen Whiteley, ex-vice-presidente da empresa holandesa de petróleo SBM Offshore NV, que também trabalhou como gerente de território da Unaoil no Iraque, foi considerado culpado de uma acusação de conspiração por atos de corrupção. Whiteley enfrentou duas acusações pelas mesmas acusações. Ziad Akle e Stephen Whiteley foram considerados culpados de pagar mais de US$ 500.000 em propinas para garantir o contrato de US$ 55 milhões para as bóias de amarração offshore.

Nos anos de reconstrução, após a queda de Saddam Hussein em 2003, os dois homens conspiraram com Basil Al Jarah – já condenado em 2019 e outros para pagar subornos a funcionários públicos da Companhia Petrolífera do Sul do Iraque e ao Ministério do Petróleo do Iraque, para garantir contratos de petróleo para a Unaoil e seus clientes.

O governo iraquiano pós-ocupação havia contratado a South Oil Company para executar projetos como parte de um “Plano Diretor” para reconstruir a indústria de petróleo do Iraque e, assim, expandir a capacidade de exportação de petróleo do país. Isso incluiu a instalação de bóias de amarração offshore e novos oleodutos. Para garantir que a Unaoil se beneficiasse com esses projetos estatais, os réus e co-conspiradores conspiraram para subornar funcionários públicos da South Oil Company e do Ministério do Petróleo para garantir contratos para a Unaoil e seus clientes, em especial a SBM Offshore. Basil Al Jarah também conspirou para subornar funcionários públicos da South Oil Company e do Ministério do Petróleo para garantir contratos para a Unaoil e seu cliente Leighton Offshore.

A definição da penalidade será declarada entre 22 e 23 de julho de 2020, pelo Tribunal da Coroa de Southwark.

Post Disclaimer

A informação contida nesse site pode ser copiada ou reproduzida, sem necessidade de consentimento prévio do autor. Quando possível, o autor solicita a colaboração em citar a fonte dos dados.

Deixe uma resposta