24.04.2020 – Essa sexta-feira foi um dia triste não apenas para os defensores da ética, mas para todos os brasileiros que esperam dias melhores, e que nutrem no Ministro Sérgio Moro a personificação da integridade e do combate à impunidade.

Sérgio Moro conseguiu ser uma espécie de Nicholas Marshall, do seriado norte-americano Dark Justice, fazendo justiça, sem, entretanto, precisar pilotar uma moto e matar ou ferir quem quer que fosse.

Seu pedido de demissão hoje, apesar de entristecer a todos, reforçou ainda mais o seu caráter ilibado, seus denodados valores como pessoa e como profissional e sua irresignação em compactuar com o que é errado.

Sérgio Moro, até por sua experiência como magistrado, é um especialista em lei. Mas o que o diferencia como profissional, é a sua determinação em perseguir o que é certo e a sua capacidade de aliar a esse conhecimento valores éticos que o impedem de omitir-se diante de conflito de interesses e abusos de poder, por exemplo.

Independente de quem venha a substituí-lo no Ministério da Justiça, sua saída implica em um duro golpe contra o combate à corrupção e o crime organizado. As consequências não são apenas de mácula à imagem do chefe supremo (termo utilizado pelo próprio presidente em sua entrevista para definir a si mesmo) por ser o pivô da sua demissão, mas de ameaça perniciosa de intervenção política em uma das mais prestigiosas e eficientes instituições do país e um grave risco em potencial ao estado democrático de direito.

Passada a turbulência causada por essa pandemia, seria saudável a discussão a respeito da criação de uma agência anticorrupção, com independência, nos moldes de alguns países, cujo conceito já se mostrou muito eficiente.

Mas a estória de Sérgio Moro não termina aqui… apenas a sua condição de Ministro de Estado. O Brasil ainda vai ouvir falar muito do mesmo, com absoluta certeza.

Rendo minhas mais altivas homenagens a Sergio Moro. Que seu exemplo inspire outros brasileiros, com os mesmos valores, a fazer do Brasil um país melhor!

Post Disclaimer

A informação contida nesse site pode ser copiada ou reproduzida, sem necessidade de consentimento prévio do autor. Quando possível, o autor solicita a colaboração em citar a fonte dos dados.