07.04.2020 – Um dos maiores desafios para um compliance officer é lidar com investigações a partir de relatos de má-conduta. Aliás, existem empresas que atribuem tal função ao Departamento Jurídico, ao Departamento de Recursos Humanos ou ao Departamento de Segurança Patrimonial, consoante a natureza da suposta violação. Delegações para outras áreas já se tornam muito mais raras.

O propósito dessa discussão é focar no aspecto temporal de uma investigação de um relato de má-conduta. Muitas empresas, por inexperiência não se preocupam com um detalhe tão importante. Estabelecer metas temporais é um indubitável fator chave de sucesso para uma investigação, a fim de que o investigador ou o time de investigação consiga estabelecer um plano de investigação e o desenvolva tempestivamente.

Investigações sem fim, ocasionam um total descrédito ao programa de compliance da organização, além de, dependendo da natureza da violação e dos potenciais envolvidos, poder ocasionar um estrago considerável no clima organizacional da empresa.

A empresa norte-americana Navex Global Inc., uma das maiores, melhores e mais confiáveis empresas prestadoras de serviços na área de canais para relatos de má-conduta em inúmeros idiomas, atendendo a empresas de todo o mundo, divulgou recentemente o tempo médio que tem sido utilizado pelas empresas para encerrar uma investigação:

É importante salientar que 66 dias em 2019, é um tempo médio apurado. Porém, do total das investigações de empresas que geraram esse dado, 37% de tais investigações levaram mais de 100 dias. Segundo ainda a Navex apurou, as razões para esse número crescer a cada ano se devem à limitação dos recursos empreendidos em comparação com o volume de denúncias.

É de impressionar que dentre as investigações decorrentes de denúncias anônimas para as denúncias identificadas, o acréscimo de tempo médio em 2019 foi apenas de 2 dias a mais para as investigações originadas de denúncias anônimas.

Outro dado igualmente importante foi o tempo médio levado entre a data de ocorrência do incidente e a data em que o mesmo acabou sendo reportado: 21 dias. Abaixo, é possível ver o percentual consoante o número de dias a partir da data do incidente:

O fato é que não existe receita de bolo para esse tema, ou seja, o tempo da investigação irá depender da complexidade do que deverá ser investigado, especialmente com respeito a obtenção de provas. Um investigador razoavelmente experiente poderá atribuir uma data tentativa de término e apenas em razão de algo extraordinário, como, por exemplo, fatos ou documentos novos, poderá sugerir alguma postergação fixando nova data de término.

Seja como for, o êxito da investigação não está condicionado à quantidade de investigadores, mas à qualidade e aos skills que lhes proporcionarão chegar a findings e a conclusões lógicas.

Post Disclaimer

A informação contida nesse site pode ser copiada ou reproduzida, sem necessidade de consentimento prévio do autor. Quando possível, o autor solicita a colaboração em citar a fonte dos dados.