27.11.2020 – O Office of Inspector General nos EUA publicou em 20 de novembro de 2020 novas regras que alteram uma importante legislação americana, sob a ótica criminal, para coibir práticas consideradas abusivas, no setor de saúde e que venham a onerar os programas federais de saúde. Trata-se do Anti-Kickback Statute, também conhecido como AKS.
As alterações dizem respeito às salvaguardas, denominadas em inglês de “safe harbors“, ou seja, ações que são excluídas do alcance do AKS, permitindo às empresas adotá-las sem risco de serem acusadas de violar a referida norma.
Vamos, então, às alterações na norma:
É importante salientar que, em razão do AKS, qualquer interação indevida de empresas do setor de saúde com profissionais de saúde, hospitais ou clínicas, com o propósito de incentivar vendas de produtos e que onerem os programas federais de saúde americanos, podem não apenas resultar em penalidades altíssimas para as empresas americanas, mas também levar executivos à cadeia.
A informação contida nesse site pode ser copiada ou reproduzida, sem necessidade de consentimento prévio do autor. Quando possível, o autor solicita a colaboração em citar a fonte dos dados.
Conheça o Plano de Ação da Estratégia Digital Nacional de Portugal e como ele pode…
A nova Lei das Ferrovias editada em 2021 trouxe um novo alento para a expansão…
Seguindo o caminho australiano e diante da negativa da União Europeia em adotar uma proibição…
Como ocorreu a versão preliminar da decisão de adequação do Brasil à GDPR para fins…
Entenda quais são os requisitos atualizados para a criação e funcionamento de uma instituição de…
A Regulação da Inteligência Artificial no Direito, trazendo a análise da Recomendação 001/2024 da Ordem…